Blog da Melfinet

Home Blog da Melfinet
6 benefícios da internet fibra óptica

6 benefícios da internet fibra óptica

Impulsionada pela crescente demanda por maior largura de banda e conexões de velocidade mais rápidas, a transmissão por fibra óptica está se tornando cada vez mais comum. Mas, qual a diferença, afinal? Existem benefícios reais que justifiquem o investimento nessa tecnologia?

Bom, se você também tem essa dúvida, nós vamos listar neste texto algumas vantagens da conexão por fibra óptica. 

Maior largura de banda:

Nenhum outro meio de transmissão de dados baseado em cabo oferece a mesma largura de banda da fibra óptica. Ou seja, o volume de dados que os cabos de fibra transmitem por unidade de tempo é muito maior do que os cabos de cobre.

Alcance maior em longas distâncias:

Na transmissão por fibra óptica, os cabos ópticos são capazes de fornecer baixa perda de energia, o que permite que os sinais possam ser transmitidos a uma distância maior que os cabos de cobre.

Menor interferência eletromagnética:

A fibra é bem mais resistente à interferência eletromagnética, o que significa uma transmissão virtualmente livre de ruído.

Baixo risco de segurança:

O crescimento do mercado de comunicação de fibra óptica é impulsionado principalmente pelo aumento da conscientização sobre as preocupações de segurança de dados e uso da matéria-prima alternativa. Dados ou sinais são transmitidos via luz na transmissão de fibra ótica. Portanto, não há como detectar os dados sendo transmitidos, o que garante a segurança absoluta das informações.

Tamanho pequeno:

O cabo de fibra ótica tem um diâmetro muito pequeno, podendo ter apenas 2 mm de diâmetro, por exemplo, o que é menor do que o cabo de cobre coaxial. 

Peso leve:

Os cabos de fibra óptica são feitos de vidro ou plástico e são mais finos do que os cabos de cobre. Isso os torna mais leves e fáceis de instalar.


Outros relacionados